FROM THE BLOG

Certificado de Operações Estruturadas (COE): Aprimore seus investimentos

certificado-de-operacoes-estruturadas-COE

Os investimentos estruturados até pouco tempo eram limitados para uma parcela de investidores com alto patrimônio. Em um recente movimento das instituições financeiras esses investimentos estão cada vez mais acessíveis a investidores.

O que é um Certificado de Operações Estruturadas, chamado de COE? É uma combinação entre renda fixa e renda variável que possibilita ao investidor participar da variação de alguns ativos como inflação, ações, câmbio, etc, dependendo da forma que ele foi emitido.

Receba informação de qualidade:

No spam guarantee.

Vamos trazer esse tal de COE para um exemplo para mais fácil compreensão?

Usando um exemplo real, o investidor já tem 7% garantido e participa da variação do Índice Bovespa tanto na alta como na baixa. Caso o índice suba até 35% ele ganha essa variação, e até mesmo se o índice cair até 20% também ganha a oscilação. Simples, se subir 10% durante o ano, o investidor irá receber esse montante e no caso de o mercado ter caído 15%, ele receberá os 15% e em ambos casos soma-se os 7% que já está garantido.

No caso desse COE atingir essas barreiras pré estabelecidas, -20% ou +35%, o investidor recebe os 7% que estavam garantidos anteriormente, sem participar mais da oscilação do índice Bovespa.

Como você deve estar se perguntando, então eu tenho uma renda fixa de 7% e ainda posso participar da oscilação de bolsa, sem risco? Sim, essa é a proposta desse COE do exemplo!

Existem duas modalidades de COE, o visto no exemplo possui Valor nominal protegido e também existem certificados com valor nominal em risco, que há a possibilidade de cenários onde o investidor pode perder seu capital.

Confira as principais características do COE:

Vencimento com data de início e término pré-determinadas.

Valor mínimo de aporte

Retornos atrelados a um indexador local ou internacional

Risco e retorno pré definidos no momento da aplicação

Como investir em Certificado de Operações Estruturadas?

O banco faz a emissão do COE e registra na CETIP, o investidor pode investir através do banco ou de sua corretora que faz a distribuição de COE´s de diferentes instituições. O investimento pode ser visualizado diretamente em sua conta.

Na hora de fechar o negócio o cliente irá assinar o DIE ( documento de Inforamções Essenciais), ali estarão todas as explicações sobre o investimentos para estar ciente das condições da aplicação.

No que diz respeito a tributação, é a já conhecida pelos investidores de renda fixa, com a tabela regressiva de acordo com o prazo de permanência na aplicação.

Conte com a Equipe Clamber para te ajudar a descobrir mais sobre essa modalidade de investimentos!

Leia tambem:

2 comments

  1. MARCIO ROCHA

    on

    Responder

    OI BOM DIA AGRADEÇO MAIL,
    PERGUNTO : O QUE ACONTECE SE CAIR MAIS DE 20% E SE SUBIR MAIS DE 35%?
    NESTE INTERVALO EXISTE LUCRO -20 ATE +35 E SE SAIR DESTE INTERVALO?
    O QUE ACONTECE QUAL A PREVIÇAO DO CONTRATO PARA ESSES CASOS ,

    • Clamber Educacao

      on

      Responder

      Boa tarde Marcio,

      No caso desse COE atingir essas barreiras pré estabelecidas, -20% ou +35%, o investidor recebe os 7% que estavam garantidos anteriormente, sem participar mais da oscilação do índice Bovespa.
      Esse COE já não existe mais, novas oportunidades seguem aparecendo.

      Att.,

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *